terça-feira, 5 de abril de 2011

CRUZ DO MENINO

Há muito tempo,  lá pelas bandas de São Joaquim, distrito de Cardoso Moreira  nasceu um lindo  bebê. Todas as pessoas   da região  ficaram alegres com a chegada dele.

Ele cresceu  e se transformou  num menino muito esperto, estudioso e muito, mas muito trabalhador.
Sua casa  era feita  de pau  à  pique, ou seja,  era construída  de barro  e bambu amarrado com cipó . No  canto da cozinha  tinha  um fogão à lenha, onde a mãe  cozinhava  para a família.
Perto de sua casa  tinha uma mata fechada ou bem arborizada.Havia muitos animais nesta mata: onça, cachorro do mato,paca, tatu, cobra cascavel, surucucu, irara, raposa, macacos, jaguatirica e o terrível  cachorro selvagem, que é pior que o cachorro  do mato. Isso  sem falar nos outros seres que  rondam a  imaginação  das pessoas: o saci pererê, o curupira, caipora  e o bode selvagem.
O menino  era obrigado pelos seus pais a ir sempre buscar lenha lá perto daquela mata. Um  dia ao entardecer, seus pais o obrigaram  mais uma vez a ir buscar lenha. Com medo de a noite chegar e ainda estar na mata relutou em ir. No tempo da ignorância  os pais nem ligavam para os medos dos filhos e ele teve que ir assim mesmo.
Logo que ele  chegou na mata piou o juriti, avisando aos bichos que tinha gente chegando. E o inhambú alertou a irara e o gato do mato.
Não sabemos  exatamente o que  aconteceu,  só sabemos que   ele foi e nunca mais voltou.
Após dias  e dias  de busca  encontraram deitado sobre o tronco de uma árvore , apenas seu esqueleto.
E partir daí, todos os que entravam naquela mata ouviam choros e  lamentações.
Os moradores  daquela região  não agüentavam mais aquela triste  situação e ficavam se perguntando  o que poderiam  fazer para acabar  com toda aquela tristeza.
Até que  um dia  eles decidiram  colocar  uma cruz  no local onde o  esqueleto  foi encontrado, e  só assim deixaram  de ouvir as lamentações e choros por ali.
Já passados muitos anos  a cruz ainda continua por lá, no meio do campo, já que a mata não existe mais.
Agora, lá  é uma vila rural chamada CRUZ DO MENINO  tem uma igrejinha e butequim  que fica em São Joaquim e assim a nossa história chega ao fim.

Obs.: A localidade de Cruz de Menino fica em São Joaquim, segundo distrito do município de Cardoso Moreira/RJ.

história narrada pela professora e contadora de histórias Dalva Lúcia da cidade de Cardoso Moreira

3 comentários:

  1. VALEU DEMAIS!

    Parabéns pelo sempre excelente trabalho, você merece pelo talento e dedicação.
    E que venham outros mais para toda essa família de grandes artistas que são vocês.

    Um abraço de Marcelo, Deisy, Mayla e Myriam

    ResponderExcluir